13 março 2010

Mensagem em garrafa chega ao destino após 23 anos

Uma mensagem numa garrafa lançada a um rio em 1987 por Marko - uma criança de 11 anos - na antiga Alemanha de leste chegou ao seu destino 23 anos depois.


Outra criança, Yuri, de nove anos, encontrou a carta fechada na garrafa a cerca de 30 quilómetros do local onde Marko a havia lançado à água com a intenção de encontrar um amigo do outro lado da fronteira, na então Alemanha ocidental.

A história foi publicada no jornal Göttinger Tageblatt e confirmada hoje pelo pai de Yuri, Herbert Maibohm, engenheiro de profissão.

Segundo o relato de Maibohm, o seu filho encontrou a garrafa com um papel dentro, que simplesmente indicava que procurava um amigo, nas margens do rio Leine, nas proximidades de Gotinga (oeste).

Supostamente, Marko, o autor da mensagem, teria lançado a garrafa no mesmo rio, mas em algum ponto da província da Turingia, que na altura pertencia ao território da República Democrática Alemã (RDA).

A garrafa terá ficado presa nas margens do rio durante anos e ter-se-á soltado com as cheias do último inverno, chegando ao local onde foi encontrada por Yuri.

Até agora, a família de Yuri não conseguiu ainda contactar o remetente, apesar dos anúncios publicados na imprensa local, ao qual responderam muitas pessoas, sem que até agora Marko tenha sido localizado.

Comentário:
Para quem se depara com estas notícias, é complicado ver como o Mundo mudou e evoluiu... Hoje em dia, fala-se em globalização para a frente e para trás, mas as dificuldades encontradas no passado para os povos se manterem em contacto foram tantos que hoje acabam mesmo por ser esquecidos.. É claro, que nestas altura de guerra fira, algumas províncias e mesmo países europeus encontravam-se de tal modo dominados que acabam por se fechar do resto do Mundo. O mundo comunista, parecia um Mundo á parte, onde nada de novo acontecia!! Não se sabe os motivos pela qual a criança procurara o seu amigo, mas a verdade é que o interesse em alargar zonas de influência era tanto, que a população acaba por ser esquecida.. Famílias, amigos, colegas foram separadas por problemas ideológicos e políticos.. Pessoas morreram ao tentar encontrar a faília.. Enfim, esta criança encontrou um modo mais fácil de comunicação.. É pena, que não tenha sido o mais rápido...

Sem comentários:

Enviar um comentário