31 janeiro 2010

Cérebro só «aceita» 150 amigos

O cérebro tem limite de amigos. Ao contrário das redes sociais - cujo lema é «quantos mais amigos melhor» - o cérebro humano só consegue relacionar-se com 150 amigos, sendo que este limite é inultrapassável.


Segundo um estudo Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha, o cérebro humano só é capaz de administrar um máximo de 150 amigos nas redes de relacionamento da internet, como o Facebook.

Em entrevista ao jornal «The Times», o antropólogo Robin Dunbar revela que este número é idêntico ao que já havia sido apurado antes de existirem as redes sociais, realizado nos anos 90.

A teoria «Número de Dunbar» revela que o tamanho do neocortex humano (a zona do cérebro que é utilizada para o pensamento e a linguagem) limita a capacidade de administrar os círculos sociais a 150 pessoas.

O antropólogo afirmou que «é interessante ver que uma pessoa pode ter 1,5 mil amigos, mas quando se olha para o tráfego nesses sites percebe-se que essa pessoa mantém o mesmo círculo íntimo de cerca de 150 pessoas que observamos no mundo real».

«As pessoas orgulham-se de ter centenas de amigos mas a verdade é que os seus círculos são iguais aos dos outros», sublinhou Robin Dunbar.

Comentário: Ora aqui está mais uma novidade que não nos passava pela cabeça.Sem dúvida é algo um pouco surreal. Os amigos do facebook não correspondem ao número de amigos na realidade. Pelo menos há pessoas que têm mais e outros menos. Parece-me óbvio que nunca ninguém se tenha posto a contar os amigos que têm, pois o que importa é a qualidade e não a quantidade..Mas se calhar, ainda há boa gente que perde tempo em conta-los e em fazer cada vez mais amigos..Lamento informar mas isso não é conhecer de perto a amizade..

1 comentário:

  1. Mas se forem amigas... o que interessa é a quantidade e nem necessitam de ter cérebro! ;)

    ResponderEliminar