05 junho 2010

Distrito de Bragança em alerta máximo de incêndios...

Os concelhos de Freixo de Espada à Cinta e Torre de Moncorvo, no distrito de Bragança, apresentam hoje, sábado, um risco máximo de incêndio, de acordo com o Instituto de Meteorologia.


Os restantes concelhos do distrito de Bragança, à excepção de Mirandela, estão em risco muito elevado, segundo a informação do IM publicada no seu site oficial na Internet.
A grande maioria dos concelhos do distrito de Vila Real está em risco muito elevado, com apenas Boticas, Ribeira de Pena e Mondim de Basto a apresentarem um risco elevado.

No distrito de Viseu, seis concelhos estão em risco muito elevado e os restantes em risco elevado de incêndio, como acontece no distrito da Guarda, onde os concelhos de Vila Nova de Foz Côa, Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel, Almeida, Sabugal, Trancoso, Sernancelhe e Penedono têm um risco muito elevado.

O mesmo cenário se regista no distrito de Castelo Branco, onde apenas os concelhos de Belmonte, Fundão e Idanha-a-Nova não apresentam risco muito elevado de incêndio.
Os concelhos de Gavião, Nisa, Castelo de Vide, no distrito de Portalegre, estão em risco muito elevado de incêndio, o mesmo se passando com os concelhos de Mação, Sardoal, Abrantes, Chamusca, Constância, Tomar, Torres Novas, Golegã e Vila Nova da Barquinha, no distrito de Santarém.

No Algarve, Monchique e São Brás de Alportel apresentam risco muito elevado de incêndio.
O risco de incêndio é determinado pelo IM e engloba cinco níveis, que variam entre o "reduzido" e o "máximo".

O cálculo do índice de risco de incêndio é feito com base nos valores observados às 13 horas do dia anterior, da temperatura do ar, da humidade relativa, da velocidade do vento e da quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

O IM prevê para hoje no Continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado no litoral oeste, com possibilidade de ocorrência de precipitação fraca a norte do Cabo da Roca.

Nas regiões do interior Norte e Centro, o céu apresentar-se-á temporariamente muito nublado por nuvens altas o vento soprará em geral fraco (inferior a 20 quilómetros por hora) de noroeste, soprando moderado (25 a 35 quilómetros por hora) no litoral em especial durante a tarde.




 Comentário:
Aproxima-se uma das épocas do ano mais preocupantes para a população de muitos concelhos do país. É trsite, quando nos deparamos com notícias mostrando a aflição destas pessoas... Por vezes, as partidas pregadas pela Natureza têm efeitos avassaladores... Mas será acto da natureza ou terá uma mão humana?
Quantos incendiários não são pagos para acabar com a riqueza de um  país? Onde está o respeito pelos nossos bens naturais? Muitas vezes os interesses de capitais consegue superar tudo, sem pensar no que realmente é precioso no nosso património... É pena, que não vejam a realidade das coisas, que não vejam que por detrás de um pedaço de terra para constuir edificios ou empresas, estão seres vivos que enriquecem o nosso ecossistema... As zonas verdes do nosso planeta, funcionam como o nosso pulmão, precisando de ar puro para sobreviver e não de fumo, proporcionado pelos incêndios.. Porque é que as campanhas ainda não conseguiram sensibilizar o suficiente?

Sem comentários:

Enviar um comentário