16 maio 2010

A Tarantella ...

A DANÇAR DESDE O SÉCULO XIV


A Tarantella, é uma dança folclórica, típica das regiões do sul da Itália, muito em voga nos séculos XIV e XV, mas que se mantêm até aos dias de hoje. É caracterizada pelo vivacidade que transmite uma vez que é composta em carácter binário (6\8) e pela troca rápida de casais, dizendo-se mesmo, que dançar a tarantella sozinho não dá sorte. A dança tradicional começa numa roda até ao ritmo aumentar, aí todos começam a trocar de direcção. A dança geralmente é acompanhada de castanholas e pandeiretas.




Como surgiu o nome Tarantella?

Existem duas explicações para o seu nome: derivada do nome da cidade Taranto, no Sul da Itália ou então derivada da aranha venenosa (tarântula) que lhe está associada e do tarantismo (doença originada pela a mordida da tarântula, que provoca febres altas e alucinações, esta segunda explicação foi a que encontrei como mais credível, afirmando que o nome Tarantella se deve à junção das duas explicações.



Assim, a picada deste animal levava à manifestação de delírio convulsivo atribuída, segundo a crença popular, à substância tóxica inoculada pela tarântula (Lycosa tarentula), aranha venenosa muito comum na Europa meridional. Segundo a crença popular, a toxina induziria à dança frenética - daí o nome tarantella. Para além disso, esta dança, conhecida por ser uma dança frenética, obrigava os doentes a dançar quase sem parar, deste modo, os antigos, consideravam que o extrair do suor, levava também à extracção do veneno, levando assim à cura.

Hoje em dia, sabemos que estas espécies de tarântulas estão em extinção, pois, para além do seu tamanho e do seu aspecto feio e sinistro, não são perigosas para a espécie humana, e está na moda, utiliza-las como animal de estimação.



Que música é utilizada na dança da Tarantella?

A música italiana, inclui diversos ritmos tradicionais na dança da tarantela, várias obras-primas da ópera como as de Giuseppe Verdi, Giacomo Puccini e Gioacchino Rossini, além de artistas pop contemporâneos como Jimmy Fontana, Nicola Di Bari, Rita Pavone, Domenico Modugno, Nico Fidenco, Carmelo Pagano, Mafalda Minozzi e Laura Pausini.

Sem dúvida, a música mais conhecida e utilizada hoje em dia, tem o nome Jammo Bello, e é o ícone da Tarantella Napoletana, , que foi composta em 1878 da qual se desconhece o seu autor.



A Tarantella nos dias de hoje…

A Tarantella, é sem dúvida uma tradição antiga que se mantêm até aos dias de hoje, não só em Itália, como no resto do Mundo, e, ao contrário do que as pessoas pensam, a Tarantella, “desprendeu-se” do folclore e associou-se a muitas outras danças, como é o caso do Ballet clássico, do Jazz e do Carácter (dança tipicamente russa) que está introduzida no programa de Ballet, tal como a Tarantella, que é dançada no 5º grau de Ballet clássico. É claro que as músicas sofreram alterações, mas só a nível de melodia e letra, pois o ritmo, mantêm-se (6/8) ainda actualmente.

Felizmente, a tradição não se deixou morrer, embora que, nos dias de hoje não se dance a Tarantella como uma forma de expulsar do corpo o veneno da Tarântula, mas sim, como uma forma de festejo e de alegria, não só de quem dança como de quem observa. Esta dança, continua a ser tradição em várias festas de Itália, nas diferentes províncias do país, e também muito utilizada no dia em que Itália comemora a implantação da República no país e a independência do país das mãos de Mussolini. Estes momentos, esperam grandes festejos e com esta dança tradicional, as comemorações, tornam-se ainda mais animadas!


3 comentários: