09 maio 2010

Bento XVI manifesta alegria pela visita a Portugal...

O Papa Bento XVI manifestou este domingo, em Roma, a sua "alegria" face à visita que fará a entre 11 e 14 de Maio, com passagens previstas por Lisboa, Fátima e Porto.

Na saudação inicial do "Regina Coeli", na Praça de S. Pedro, no Vaticano, perante peregrinos de todo o mundo, o pontífice disse: "caros amigos, no coração deste mês mariano, terei a alegria de deslocar-me nos próximos dias a Portugal, visitando a capital Lisboa e o Porto, segunda cidade do país".
Depois, referiu-se a Fátima, "meta principal" da viagem, lembrando que o Santuário da Cova da Iria era "muito querido ao venerável João Paulo II".

Dirigindo-se aos fiéis presentes na Praça de S. Pedro, Bento XVI convidou os católicos a acompanharem a sua viagem, "participando activamente com a oração".

A deslocação, além de ser abordada em língua portuguesa, foi também referida por Bento XVI nas línguas italiana, inglesa e alemã.

"Peço as vossas orações pelo sucesso desta jornada, assegurando-vos as minhas orações a Nossa Senhora de Fátima por todo o povo de Deus", disse.

"A todos, sem excluir ninguém, saúdo cordialmente. Até breve, em Lisboa, Fátima e Porto", disse ainda o Bento XVI em Roma.

Comentário:
Acho, que o tema desta notícia, passou a ser capa de jornais, e abertura de tele-jornais: Falam do que o Papa vai ter direito, do transporte que o vai trazer, das toalhas que por ele vão ser usadas, dos microfones banhados a ouro, e de muitas outras mordomias que o chefe Supremo da Igreja vai encontrar no nosso país, é que na realidade, somos um país riquíssimo que está a ultrapassar uma fase óptima de desenvolvimento, (ou não).
Mas, fiquei a saber que o Papa vinha cá, e tudo a que vai ter direito, mas o porquê da vinda dele cá,parece aparecer 5 segundos nas notícias, para dar lugar á notícia onde o está a ser bordada uma toalha para Bento XVI. O que é triste, porque o 13 de Maio, sempre foi um dia importante, um dia de culto, um dia que deve ser sem dúvida respeitado, não só por fieís, como por todas as pessoas, pela importâcia e simbologia que têm... Foi sem dúvida um dia importante, e que ficará sempre na minha memória, pois, mesmo duvidando de algumas coisa relacionadas à igreja, o Santuário de Fátima, a Nossa Senhora, e o 13 de Maio, emociona-me e respeito-o com todo o  meu ser... Mas a questão que se levanta é a seguinte: Porque é que um dia tão importante, nunca se tornou feriado, e agora que vem cá o Papa se torna? É isso, que me está a passar completamente ao lado... E mais, durante a minha vida, cresci a ouvir que a humildade era um dos princípios-chave da igreja, e em pleno século XXI, onde está essa humildade? Nos microfones de ouro e nos milhares de euros investidos em toalhas bordadas à mão e presentes para dar ao Papa? Para mim, não é aí que reside a humildade, e é pena que isso se esteja a desvanecer... Pois, segunda a bíblia : "Quem se humilha será exaltado, e quem se exalta será humilhado"...

1 comentário: