13 dezembro 2009

Espessura de placa tectônica fez Índia se afastar mais rapidamente da África

Separação ocorreu há aproximadamente 140 milhões de anos.Espessura da litosfera do continente tem cerca de 100 km de profundidade.

A pouca espessura da placa tectônica da Índia fez com que há cerca de 140 milhões de anos essa porção de terra se separasse em grande velocidade do imenso continente que formava com a atual África, Austrália e Antártida.
Esta é a conclusão de um estudo realizado por pesquisadores da Índia e Alemanha, que aborda a desintegração daquela enorme extensão de terra chamada Gondwana (atuais África, Austrália, Antártida e Índia).
A pesquisa foi publicada na mais recente edição da revista científica britânica "Nature".
"Descobrimos que a região da Gondwana que tem a litosfera mais fina é a Índia. As raízes litosféricas da África do Sul, Austrália e Antártida alcançam entre 180 e 300 quilômetros de profundidade, enquanto as da Índia só chegam a 100 quilômetros", explicam os especialistas em seu estudo.
Esta "pequena" espessura sob o solo da Índia teria feito com que sua placa tectônica deslocasse com maior velocidade no momento em que se dirigia rumo à Ásia, continente com o qual colidiu há 50 milhões de anos.
Segundo os cientistas, após esse choque de placas, que originou a cordilheira do Himalaia, a Índia teria desacelerado seus movimentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário