24 maio 2010

Igreja alerta para lento 'suicídio demográfico' na Itália

ROMA (AFP) - O presidente da Conferência Episcopal Italiana, o cardeal Angelo Bagnasco, denunciou nesta segunda-feira "o lento suicídio demográfico" da Itália, que registra há diversos anos baixos índices de nascimento.



"A Itália está rumando para um lento suicídio demográfico. Mais da metade das famílias não tem filhos e, entre aqueles que os têm, cerca da metade só tem um", lamentou o cardeal ao abrir a assembleia anual de bispos.

"Apenas 5,1% das famílias têm três ou mais filhos", afirmou o religioso.


"Necessitamos urgentemente de políticas a favor dos filhos (...). Por isso, não deixamos de insistir com os dirigentes nacionais para que tomem medidas mais fortes", completou.


A partir dos anos 1960, a população italiana, de cerca de 60 milhões, registrou uma mudança em seu ritmo de crescimento, que caiu para 0% de média anual entre 1985-1990.
A queda da taxa de mortalidade foi acompanhada por uma baixa considerável na taxa de natalidade.


Em 2005, o número de filhos com um ou dois pais estrangeiros representou 13% dos nascimentos, um fenômeno que gerou o aumento da taxa geral de nascimentos na Itália, passando de 1,9 filhos em 1995 para 1,32 este ano, segundo as estatísticas oficiais.

A taxa de nascimento negativa ou zero é agora positiva graças aos filhos dos imigrantes.
O cardeal citou também os escândalos de pedofilia que afetam a Igreja na Europa e nos Estados Unidos, e assegurou que "será feito todo o possível para ganhar novamente a confiança dos fiéis".


"Não pouparemos esforços, verificaremos, tomaremos medidas, não seremos negligentes diante de nenhum sinal", afirmou o religioso, que voltou a pedir "perdão" às vítimas por ter padecido do que qualificou de "pecado grave e crime odioso".


Comentario: Aqui está um bom exemplo da realidade em Itália, e também da existencia de um mundo com contrastes (Materia Actual De Geografia C).
A Italia, tratando-se de um pais desenvolvido tal como outro país da Europa (EUA e Japao), que constituem a Triade é caracterizada pelo declinio da taxa de natalidade; este acontecimento pode ter consequencias negativas para o pais uma vez que não promove a renovação das geraçoes! para alem disto, as boas condições de vida proporcionam tambem a baixa taxa de mortalidade.
A txa de natalidade dos países subdesenvolvidos do Sul evidencia a diferença... ao contrario dos paíse do Norte, estes sofrem com a elevada densidade populacional que faz com que os recursos naturais se escassem e sejam assim realizadas guerrilhas. Podemos constatar, que a piramide demografica de uma país industrializado como a Italia possui uma população predominantemente idosa. é também necessario procederem-se a reformas/projectos para tentativa de inversão da situação.

Sem comentários:

Enviar um comentário