O conlflito existente entre a China e o Tibete vem a alargar-se á mais de 50 anos. O Tibete, uma província da China desde o sec.XIII, pretende obter a sua própria independência. Para isso, coloca a sua populção sujeita a manifestações que raramente têm um final feliz...Dalai Lama, é sem dúvida a figura mais emblemática e conhecida no Tibete, liderando as forças mais que revolucionárias que lutam com unhas e dentes pela liberdade para os tibetanos.
O caso mais flagrante deste conflito ocorreu em 1965 aquando a Revolução Cultural, em que a China destruiu vários textos sagrados pelos quais os tibetanos se regem.
Por entre tentativas de diálogo, aproximação e acordos, a China o Tibete são um dos exemplos de que os conflitos começados no passado parecem ter um fim bem longínquo.
Mas afinal por que lado enverdar para formar uma opinião ? Pela China que defende que o Tibete é uma parte da China, ou pelo Tibete que se diz merecedor de independência e liberdade?
Quantos casos não há como estes e ainda estão muito longe de serem resolvidos...
Se conheces algum partilha-o connosco!! Em breve, teremos um novo artigo com um outro conflito bastante popular : O conflito de Cashemira...
Adorei como deves calcular Joana!
ResponderEliminar