17 abril 2010

Infelizmente, mais uma catástrofe...



Mais de 1300 pessoas morreram na sequência do sismo de quarta-feira na província chinesa de Qinghai, segundo um novo balanço das autoridades.

Centenas de corpos das vítimas do sismo foram hoje, sábado, cremados numa cerimónia organizada por monges budistas.

O balanço mais recente aponta para 1.339 mortos, 332 desaparecidos e 11.849 feridos, segundo o porta-voz das operações de socorro.
O sismo, de magnitude 7,1 na escala de Richter, destruiu mais de 85 por cento das casas de Jiegu, sede da prefeitura tibetana de Yushu, numa pobre e isolada zona da província de Qinghai, situada a três horas de avião de Pequim.

Trata-se também de uma zona montanhosa, quatro mil metros acima do nível do mar, na confluência do Qinghai com a Região Autónoma do Tibete e a província de Sichuan.


Comentário:
Parece que a onda de catástrofes começa a alargar-se por todos os locais do planeta. Desta vez, a china...A poderosa China parece ter acordado de um pesadelo depois de se aperceber de todas as perdas cometidas pela naturaza.. Sismos, erupções vulcânicas, tsnamis parecem estar a dar que falar.. É pena não ser pelos melhores motivos.. Lembro-me, e quando os professores ensinavam as matérias sobre sismos e outras catástrofes naturais, e os alunos ficavam muito espantados a olhar para eles e a interrogarem-se : "Mas afinal o que é isto?" Isto só acontecia antigamente porque o Mundo ainda não era muito avançado".. Pois é, não vai há muitos anos e as crianças interrogavam-se, mas, como eu era uma dessas crianças agora questiono: "Não era suposto essas catástrofes acabarem de vez com o avanço do Mundo? Afinal evoluímos tanto desde as últimas décadas?"
Pois é, aqui está a prova e a resposta que nada, nem homem, nem tecnologia, nem investigação pode travar a força interventiva da natureza...
A natureza em fúria, pode ser a resposta aos actos crueis feitos pela humanidade.. O respeito pela natureza parece estar esquecido, e agora que acordaram a sua força, vai ser complicado adormecê-la...

1 comentário:

  1. A tua reflexão é bastante filosófica Joana. É inevitável que as catástrofes como esta se intensifiquem cada vez mais pois o Homem está cada vez exposto a riscos. É custo de pilotar um eneorme máquina planetária de consumismo.

    ResponderEliminar