19 janeiro 2010

Japan Airlines declara falência...

Japan Airlines, a maior companhia aérea asiática, acordou hoje declarar falência, anunciou hoje, terça-feira, o porta-voz do Governo, Hirofumi Hirano.


A companhia aérea, fundada em 1951 e que transportou 45 milhões de passageiros no ano passado, vai continuar no entanto em operação, seguindo um plano de reestruturação, disse o governante.

O plano incluirá o corte de 15 mil postos de trabalho, um terço do total, e uma forte de redução da dimensão da empresa (com uma dívida de cerca de 11.500 milhões de euros) que leve a Japan Airlines a regressar aos números positivos no ano fiscal de 2011.

Segundo o Governo, se a reestruturação não for bem sucedida, os bens da companhia serão postos à venda e ressarcidos os credores.


Comentário: Gastar mais daquilo do que se ganha nunca deu lucros a nínguém! Aqui aconteceu exactamente isso. O problema é que não se preocupam se contraiem uma dívida que mais tarde será difícil de pagar. A realidade destas situações é que passa completamente o lado a quem está á frente desta companhia. E a quebra no desemprego ? O mais preocupante da história é o que passa, curiosamente, ao lado. O prejuízo desta companhia vai sem dúvida atingir o PIB do país embora este seja um país onde apesar de todos os altos e baixos conseguiu dar o salto tornar-se num dos pontos da tríade. No entanto, para o país vai ser uma grande quebra por esta ser a companhia aérea mais rentável e conhecida do Japão.

1 comentário:

  1. Boa aplicação de conteúdos de GEO C. Contudo Joana eu discordo ligeiramente da tua opinião. Há empresas que não nasceram para dar lucro e que por vezes têm prejuizo. Esta é uma opinião muito pessoal (muito à esquerda), com a qual quase ninguém concorda.
    A CP, os STCP, etc... são empresas publicas de cariz social que, como tal, cumprem um papel logo à partida não lucrativo e o papel do Estado é subsidia-las com outras fontes de receita.

    ResponderEliminar