11 dezembro 2009

Japão-Remédios à venda 24h

As lojas de conveniência ganharam autorização para vender alguns remédios sem receita.
As lojas de conveniência costumam ter um pouco de tudo, e agora estão mais completas ainda. Desde julho do ano passado, os combinis e outros pequenos estabelecimentos varejistas receberam do governo uma autorização para comercializar 371 tipos de remédios que não precisam de orientação médica para serem vendidos.A medida foi sugerida por um conselho ligado ao Ministério da Saúde, ao mesmo tempo em que a legislação que rege o funcionamento das farmácias e a forma de comercialização dos diversos tipos de medicamentos foi alterada.




Segundo a determinação, remédios como regulador de intestino, gargarejo, anti-séptico, pomada para tosse e baseados em vitaminas, entre outros, poderiam ser comercializados por lojas sem a necessidade de licença para farmácias. Porém, medicamentos para resfriados, febres e dores em geral estão fora da lista porque, segundo relatórios do conselho, poderiam causar efeitos colaterais graves, dependendo do usuário.



Hiroshi Saito, professor da Universidade de Tokyo e líder de um subcomitê do conselho que estudou os tipos de remédios que seriam desregulamentados da lei das farmácias, seria perigoso utilizar esses remédios de imediato simplesmente porque os usuários desenvolveram sintomas das doenças, e tais medicamentos devem ser tomados apropriadamente após consulta
O subcomitê selecionou os 371 nomes de remédios divididos em 15 categorias, após analisar 13 mil tipos que não necessitam de orientação médica, encontrados nas farmácias. Dos medicamentos que foram excluídos, constam também aqueles que não podem ser ingeridos por crianças e gestantes.




O fato de alguns remédios serem vendidos em lojas de conveniência que funcionam 24 horas por dia pode tranqüilizar muitas famílias, principalmente as que possuem crianças pequenas. Os portadores de kafunsho (alergia ao pólen de pinheiros cipestres), também são beneficiados.

Sem comentários:

Enviar um comentário