29 outubro 2009

Joana Amendoeira estreia-se a cantar fado na Índia

Joana Amendoeira actua dia 27 no Kamani Auditorium em Nova Deli, e da capital indiana segue para Calcutá, onde dia 29 sobe ao palco do RTC Auditorium

A fadista Joana Amendoeira, distinguida este ano com um Prémio Amália Rodrigues, actua pela primeira vez na Índia, dias 27 e 29, onde apresentará o espectáculo «Poetas do meu país».
Em declarações à Lusa, a fadista afirmou que este espectáculo foi estreado na Casa da Música, no Porto, há um ano, e nele procura «mostrar as diferentes vertentes da poesia fadista, desde os clássicos como Pedro Homem de Melo e Fernando Pessoa, a ditos poetas populares como João Linhares Barbosa e os novos que estão a escrever para o fado como Aldina Duarte, Helder Moutinho ou José Luís Pacheco».
Além da Casa da Música, Joana Amendoeira apresentou «Os poetas do meu país» em Cascais, nas Festas do Mar, no Estoril, na Feira de Artesanato, ou no Teatro das Figuras, em Faro.
A reacção das plateias «tem sido calorosa», disse, mas a fadista afirma-se «expectante» quanto à reacção do público indiano.
Joana Amendoeira actua dia 27 no Kamani Auditorium em Nova Deli, e da capital indiana segue para Calcutá, onde dia 29 sobe ao palco do RTC Auditorium.
Acompanham a fadista Ricardo Parreira (guitarra portuguesa), Pedro Pinhal (viola), Paulo Paz (contrabaixo), Pedro Santos (acordeão) e David Zaccaria (violoncelo).
«Procurámos uma sonoridade diferente sem desvirtuar a verdade do fado e antes enriquecê-lo juntando ao tradicional trio fadistas - guitarra, viola e viola-baixa - o contrabaixo, violoncelo e acordeão», afirmou a fadista.
A fadista no próximo mês tem agendados espectáculos em Espanha e em Dezembro uma mini-digressão à Bélgica.

Sem comentários:

Enviar um comentário