30 maio 2010

Explosão numa mina de carvão na China mata 17 pessoas

A acidente ocorreu sábado e, segundo um responsável local, “as operações de salvamento já terminaram” e apenas foi possível salvar uma pessoa.


Uma explosão numa mina de carvão na província de Hunan, centro da China, causou 17 mortos.
Segundo a agência oficial Xinhua, a explosão ocorreu no interior de um poço onde estava armazenado dinamite e houve uma acumulação de gases nocivos.
Na altura encontravam-se no interior da mina 18 pessoas, tendo uma sobrevivido com ferimentos, adiantou a Xinhua.
As minas da China continuam a ser as mais perigosas do mundo, apesar de recentemente terem registado algumas melhorias em matéria de segurança. No ano passado morreram no país 2600 mineiros, segundo números oficiais.

Comentário: Infelizmente, acidentes como estes acontecem muito frequentemente principalmente nestes países, devido à falta de condições de trabalho. Como já referi anteriormente, a China é uma país de duas realidades diferentes, uma zona extremamente desenvolvida, com muita procura dos mercados externos e pelo turismo, e uma outra, a zona do interior onde muitas vezes as condições são precárias e os acessos muto reservados. A exploração mineira, ainda é, em muitos países, e sobetudo regiões um sector muito activo para a sobrevivência dessa mesma região. Mas, a falta de condições no trabalho, a falta de segurança e higiene, as horas absurdas do trabalho, são uma realidade desta actividade. Infelizmente, as populações, na falta de melhor, são obrigados a enverdar nestas profissões, para conseguirem manter as famílias. É pena, que o governo chinês, só se preocupe com o lucro das cidades do litoral, e esqueça estas províncias... Aliás, esqueça as suas populações, que como mostram os dados desta notícia, continuam a ser menosprezados, e a sua segurança fica muito abaixo das prioridades deste "grande" país.. É grande, mas nem em tudo!

Sem comentários:

Enviar um comentário