31 outubro 2009

Dalai Lama acusa China de super-politizar as suas viagens...

O líder espiritual do Tibete, Dalai Lama, afirmou hoje, sábado, em Tóquio que a China está a super-politizar as suas viagens, garantindo que a escolha das suas deslocações é de natureza espiritual e não política.

Em visita à capital nipónica, Dalai Lama comentou que as
autoridades chinesas vêem nele um "agitador" e que têm feito leituras demasiado políticas das suas frequentes viagens pelo mundo.

"O governo chinês considera-me um agitador, pelo que é meu dever causar ainda mais agitação", ironizou. "O governo chinês politiza demais onde quer que eu vá. Onde eu vou não é política."

Apesar da forte crítica da China, o líder budista, que vive no exílio na Índia, visitou recentemente Taiwan, que Pequim considera seu território.

A China também se opôs vigorosamente à sua visita ao estado de Arunachal Pradesh, no Nordeste da Índia, que está no centro da prolongada disputa fronteiriça entre os dois países.

A visita de Dalai Lama ao mosteiro budista de Tawang está prevista para o dia 8 de Novembro.

29 outubro 2009

Índia deve crescer 6,5% até Março

Previsões do Conselho Económico do Governo divulgadas

A Índia espera registar uma taxa de crescimento da ordem dos 6,5 por cento para este ano fiscal - que termina em Março - segundo as previsões do Conselho Económico do Governo divulgadas esta quarta-feira.
Esta instância, que aconselha o primeiro-ministro indiano Manmohan Singh sobre política económica, aponta para um crescimento entre 6,25 e 6,7 por cento para o ano fiscal que termina a 31 de Março de 2010, refere a agência Lusa.
Mas «segundo as nossas melhores previsões, pensamos que a economia deverá crescer 6,5 por cento», declarou o presidente do Conselho económico, Rangarajan, um número que ilustra a resistência da terceira potência da Ásia à crise mundial.

Joana Amendoeira estreia-se a cantar fado na Índia

Joana Amendoeira actua dia 27 no Kamani Auditorium em Nova Deli, e da capital indiana segue para Calcutá, onde dia 29 sobe ao palco do RTC Auditorium

A fadista Joana Amendoeira, distinguida este ano com um Prémio Amália Rodrigues, actua pela primeira vez na Índia, dias 27 e 29, onde apresentará o espectáculo «Poetas do meu país».
Em declarações à Lusa, a fadista afirmou que este espectáculo foi estreado na Casa da Música, no Porto, há um ano, e nele procura «mostrar as diferentes vertentes da poesia fadista, desde os clássicos como Pedro Homem de Melo e Fernando Pessoa, a ditos poetas populares como João Linhares Barbosa e os novos que estão a escrever para o fado como Aldina Duarte, Helder Moutinho ou José Luís Pacheco».
Além da Casa da Música, Joana Amendoeira apresentou «Os poetas do meu país» em Cascais, nas Festas do Mar, no Estoril, na Feira de Artesanato, ou no Teatro das Figuras, em Faro.
A reacção das plateias «tem sido calorosa», disse, mas a fadista afirma-se «expectante» quanto à reacção do público indiano.
Joana Amendoeira actua dia 27 no Kamani Auditorium em Nova Deli, e da capital indiana segue para Calcutá, onde dia 29 sobe ao palco do RTC Auditorium.
Acompanham a fadista Ricardo Parreira (guitarra portuguesa), Pedro Pinhal (viola), Paulo Paz (contrabaixo), Pedro Santos (acordeão) e David Zaccaria (violoncelo).
«Procurámos uma sonoridade diferente sem desvirtuar a verdade do fado e antes enriquecê-lo juntando ao tradicional trio fadistas - guitarra, viola e viola-baixa - o contrabaixo, violoncelo e acordeão», afirmou a fadista.
A fadista no próximo mês tem agendados espectáculos em Espanha e em Dezembro uma mini-digressão à Bélgica.

Sequela de «O Fantasma da Ópera» para breve..



«Phantom: Love Never Dies» já tem estreia marcada para Londres, Nova Iorque e Austrália

Andrew Lloyd Weber anunciou esta quinta-feira que vai apresentar uma sequela de «O Fantasma da Ópera», o espectáculo mais lucrativo de todos os tempos. O musical «Phantom: Love Never Dies» deve estrear em Londres no mês de Março, em Nova Iorque no mês de Novembro e na Austrália em 2011, noticia o jornal «The Huffington Post».

Apesar do enorme sucesso alcançado com o anterior projecto, o compositor sentiu que o final da peça, em que o fantasma (Ramin Karimloo) é trocado pela sua amada (Sierra Boggess), não era satisfatório.

 Sabe-se ainda que nesta sequela o fantasma vai deixar o seu esconderijo habitual, a Casa de Ópera de Paris, para viajar até um parque de diversões em Coney Island, Nova Iorque.
















27 outubro 2009

China produziu só este ano mais de 10 milhões de veículos.

Marca só tinha sido alcançada até agora pelos EUA e Japão.


A China já fabricou este ano dez milhões de veículos, ultrapassando uma marca só alcançada até agora pelos Estados Unidos e o Japão, segundo noticia esta terça-feira a imprensa oficial.



O veículo número 10.000.000, um novo modelo de camião da velha marca «Jiefang» (Libertação), saiu segunda-feira da linha de montagem da Fábrica de Automóveis n.º 1, em Changchun, nordeste da China.

Segundo as contas da Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis, em Setembro passado, a China produziu 1,36 milhões de veículos - mais 78,85 por cento que em igual período de 2008 - e vendeu 1,33 milhões, estabelecendo um novo recorde mensal de vendas.

Trabalho de Geografia ABBA

«Mamma Mia 2» está a caminho do cinema com Meryl Streep



Meryl Streep e Amanda Seyfried vão voltar ao grande ecrã com «Mamma Mia 2». Depois do sucesso alcançado no ano anterior com «Mamma Mia», a jovem estrela do musical confirmou no programa Newsbeat da BBC que já está em marcha uma sequela.


Quanto à banda sonora deste segundo filme, Seyfried parece não ter dúvidas de que voltarão a estar presentes as canções do popular grupo sueco, Abba:

«Que outra música poderia ser? Não podíamos fazer «Mamma Mia 2» sem Benny e Bjorn».


Visivelmente entusiasmada com a sequela, a jovem actriz confirma a sua presença e a de Meryl Streep no elenco, e aproveita para recordar os bons momentos que passaram durante a rodagem da primeira película na Grécia.

«Alguns dias sentia-me como se estivéssemos de férias», conclui, citada pela agência Europa Press.

Notícia do dia :)


PARABÉNS ..

A nossa querida provedora Ana Luísa está de parabéns. Completa hoje 17 aninhos :D
As suas companheiras desejam-lhe as maiores felicidades :D

26 outubro 2009

Piquenique em ponte reúne 6 mil pessoas na Austrália

26/10/2009 - 11h48

Cerca de seis mil pessoas fizeram um piquenique na ponte Harbour, um símbolo de Sydney, no domingo.



Em vez do trânsito carregado, as oito pistas foram cobertas com grama artificial. Os participantes do café da manhã se deliciaram com pão fresquinho, geleia e frutas. Eles foram sorteados entre mais de 45 mil pessoas que haviam se oferecido para participar do evento. O inusitado acontecimentou ocorreu por conta do festival de gastronomia de Sydney, que os organizadores querem transformar em anual.

Austrália quer retirar rapidamente tropas do Afeganistão.

O ministro da Defesa australiano disse, esta quarta-feira, em Sydney, que a Austrália deve terminar o mais depressa possível com as suas operações no Afeganistão embora os Estados Unidos e a NATO queiram enviar reforços para aquele país asiático.


À rádio australiana, Jonh Faulkner, afirmou que pediu às Forças de Defesa «australianas a sua opinião sobre como podemos garantir pôr fim a este papel e a esta responsabilidade importantes, com eficácia, mas no prazo mais curto possível».


A Austrália tem cerca de 1.500 soldados no Afeganistão e até agora não tinha nenhuma data marcada para a sua retirada.

Piratas ameaçam matar marinheiros chineses

Sequestradores somalis garantem que o farão caso seja lançada operação de resgate

Um grupo de piratas somalis que sequestrou um navio chinês no oceano Índico ameaçou executar os 25 tripulantes a bordo caso seja lançada uma operação de resgate.


O cargueiro foi atacado esta segunda-feira a 550 milhas náuticas das ilhas Seychelles e a 700 do Corno de África. De acordo com os piratas o navio transportará combustível.

«Dizemos a China para não colocar em perigo as vidas dos seus cidadãos numa operação de resgate», disse à Reuters um dos piratas, em conversa telefónica. «Se eles tentarem iremos executar toda a tripulação , acrescentou.

Antes destas declarações, o ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Ma Zhaoxu, dissera em Pequim que o governo tinha já «iniciado activamente operações de resgate».

Uma patrulha aérea da força de contra-pirataria europeia detectou ontem o navio, que estará a dirigir-se para a Somália. Foram avistados no convés pelo menos quatro piratas

Austrália exibe pinguins "fashion" :)

Parece capricho de senhora, mas não é. Os membros de uma associação de proteção dos animais da Tasmânia, na Austrália, estão vestindo os pingüins com pequenos suéteres de lã. "Fazemos isso para evitar que eles retirem o petróleo das suas penas com o bico ", explica a bióloga Jo Castle, da Tasmanian Conservation Trust, organização de defesa do meio ambiente.



Tudo isso porque recentemente dois navios derramaram óleo no mar próximo à ilha, contaminando milhares de aves. Ao se limpar com o bico, os pingüins acabam se intoxicando e morrem. Como a entidade não tinha condições de confeccionar sozinha as roupas protetoras, fez um apelo na imprensa. A resposta foi avassaladora. "Já recebemos mais de mil t-shirts, boa parte vinda do Japão", diz Castle.



Os pinguins, obviamente, detestam as roupinhas e tentam evitar a todo custo vesti-las. "Mas nós não desistimos e vamos até o fim", conta a pesquisadora.







Chineses rendidos a Beyoncé

Os bilhetes mais baratos para o concerto desta sexta-feira rondam os 28 euros, praticamente metade do salário mínimo em Pequim.



Pequim prepara-se para receber Beyoncé naquele que promete ser o «concerto do ano». A cantora norte-americana vai actuar esta sexta-feira num dos pavilhões desportivos construídos por ocasião dos Jogos Olímpicos de Pequim de 2008, com mais de dez mil lugares.


Os bilhetes mais baratos rondavam os 28 euros, praticamente metade do salário mínimo na capital chinesa, mas actualmente já só podem ser adquiridos por cerca de 98 euros ou então no mercado negro, onde podem chegar aos 200 euros, avança a agência Lusa.

«Beyoncé é tão popular quanto Madonna, sobretudo entre os mais jovens. Pode mesmo dizer-se que, neste momento, ela é a mais picante vedeta ocidental na China», afirmou um profissional da rádio chinesa, citado pela Lusa.

O último grande concerto do género realizado em Pequim decorreu em Dezembro de 2008 e foi protagonizado pela cantora australiana Kylie Minogue

Madre Teresa : Nova Deli não cede!

O governo da Índia rejeitou uma exigência do executivo da Albânia para trasladar para este país os restos mortais de Madre Teresa, sepultada na cidade indiana de Nova Deli.




Presos durante oito dias numa mina

Mineiros chineses foram resgatados este domingo


Três mineiros chineses foram resgatados este domingo, depois de terem estado presos no local subterrâneo durante oito dias.

Segundo o China Daily, os três trabalhadores foram levados para hospital e o seu estado de saúde é estável.

No dia 17 de Outubro, os três homens ficaram presos numa mina na província de Shanxi. Outros 24 trabalhadores conseguiram fugir.

China acusa Google de violação de direitos de autor

Autores chineses dizem que a empresa digitaliza os livros sem respeitar as leis de copyright


A associação de direitos de autor dos escritores chineses acusou a Google de violar os direitos de autor com a sua biblioteca digital. A empresa nega as acusações, garantindo que cumpre as leis internacionais.


Os autores acreditam que dos 10 milhões de livros digitalizados pela empresa, 500 autores chineses figuram na lista sem lhes ter sido pedida qualquer autorização, revela a Reuters.

A Google garante que tem permissão de 50 editores chineses para digitalizar mais de 30.000 livros.

Delfins despedem-se hoje de Macau!


  26 de Outubro de 2009, 09:47



Os Delfins, cujo fim de carreira está agendado para 31 de Dezembro, despedem-se hoje oficialmente de Macau, com um espectáculo na Fortaleza do Monte, que vai recordar os grandes êxitos da banda dos últimos 25 anos.



O líder da banda, Miguel Ângelo, disse em declarações à Agência Lusa que o convite a Macau "caiu muito bem", ao sublinhar que a região foi "um dos sítios mais interessantes por onde os Delfins passaram", que tem uma "magia e ambiente que proporcionam uma experiência única".



Ao constatar que a Macau de hoje é diferente daquela que os Delfins conheceram ainda durante a administração portuguesa, Miguel Ângelo salienta a surpresa da banda quando se apercebeu, com satisfação, que os principais símbolos portugueses mantêm-se preservados no território, hoje sob domínio chinês.

22 outubro 2009

Economia chinesa deverá crescer 8 por cento em 2009

A economia chinesa crescerá este ano oito por cento, concretizando a meta fixada pelo governo, anunciou hoje o porta-voz do Gabinete Nacional de Estatísticas, Li Xiaochao.

"Podemos dizer com segurança que aquela meta está quase assegurada", disse Li Xiaochao, numa conferência de imprensa sobre o desempenho económico da China nos primeiros nove meses de 2009. "Estamos plenamente confiantes", acrescentou. No terceiro trimestre de 2009, a economia cresceu 8,9 por cento, 2,7 pontos acima do crescimento registado no primeiro trimestre do ano. Li Xiaochao atribuiu o resultado ao "continuo cumprimento" do pacote de estímulos no valor de 4 biliões de yuan (400.000 milhões de euros) adoptado há um ano pelo governo chinês para enfrentar a crise económica global. "As estatísticas, aqui, são sempre controladas pelo governo, mas não há dúvida que a economia chinesa está em boa forma", comentou um perito europeu. "Claro que se deve ao pacote de estímulos. No domínio do comércio externo as coisas ainda não melhoraram muito", acrescentou. A meta de oito por cento de crescimento foi preconizada em Março pelo primeiro-ministro, Wen Jiabao, que a considerou "uma necessidade e uma possibilidade". "A confiança é mais importante que o ouro e o dinheiro", disse Wen Jiabao. O primeiro-ministro chinês salientou então que, enquanto os Estados Unidos e a Europa "têm de combater a crise em duas frentes", na China, "de um modo geral, o sistema bancário está sólido e estável". Wen Jiabao advertiu, contudo, que 2009 será "o ano mais difícil para o desenvolvimento económico da China desde o início do século XXI". As exportações, um dos pilares do trepidante crescimento económico chinês, foram duramente afectadas pela recessão global e pela diminuição da procura na União Europeia e nos Estados Unidos, os principais parceiros clientes da China. Para compensar, o governo chinês apostou no aumento do consumo interno e no investimento em grande infra-estruturas públicas. As vendas a retalho, um importante indicador do consumo, subiram 15,1 por cento no terceiro trimestre do ano. Um crescimento de oito por cento em 2009 será, contudo, o mais baixo alcançado pela China na última década. A última vez que a economia chinesa cresceu abaixo dos 9 por cento foi no ano 2000, quando o aumento do PIB se situou nos 8,4 por cento. Em 2008, o crescimento foi de 9 por cento e no ano anterior chegou aos 13 por cento.

Fonte: Sic Online

21 outubro 2009

A Índia...

A cultura indiana é muito rica e diversificada. É uma cultura milenar que recebeu, com o passar dos séculos, várias influências orientais e ocidentais. Representa uma das civilizações mais antigas da história.





A dança mais popular da Índia é a Bharathanatyam. É uma dança clássica tradicional, onde os dançarinos fazem lindos e suaves movimentos e poses. As letras deste tipo musical falam das grandes realizações de deuses e heróis da mitologia. Esta dança surgiu há mais de 5 mil anos no sul da Índia e influenciou outros estilos de dança em várias regiões da Índia e do continente asiático.





A música tradicional indiana é resultado da fusão musical dos diversos grupos étnicos e linguísticos da região. As letras seguem um caráter emotivo e descritivo. Um dos instrumentos musicais mais utilizados na musica tradicional indiana é a tambura (instrumento de cordas).





Na arquitectura histórica destacam-se os tempos (locais das cerimónias religiosas). Estes chamam a atenção pela beleza dos detalhes e riqueza na decoração. O Taj Mahal, situado na cidade de Agra, é uma das obras de arquitetura mais conhecidas deste país. Com influência islâmica, este mausoléu é considerado pela UNESCO como um Património da Humanidade.





A religião na Índia é muito forte, pois esta região é considerada um dos berços religiosos das civilizações antigas. Grande parte dos indianos é seguidora do hinduísmo. Porém, existem também praticantes do islamismo, budismo, jainismo, siquismo e cristianismo.





Grande parte das festividades indianas está relacionada com aspectos religiosos. As principais festividades são: Holi, Festival das Cores (de fevereiro à março); Khumba Mela (festival religioso que ocorre quatro vezes a cada doze anos); Ganesha Festival (agosto e setembro) e Festival das Luzes (Diwali).





Embora tenha sido oficialmente extinto, o sistema de castas ainda faz parte da cultura hindu, embora tenha sido modificado no seu formato original. No sistema antigo, as pessoas eram divididas de acordo com sua posição social. Os grupos (castas) eram: brâmanes (religiosos e nobres), xatrias (guerreiros), vaixias (agricultores e comerciantes), sudras (escravos) e párias (sem castas).